sexta-feira, 8 de abril de 2011

Evangelização Infantil ou Infanto - Juvenil


Evangelização infantil ou infanto-juvenil é o nome dado para cursos oferecidos por instituições cristãs que atendem crianças e adolescentes, visando introduzi-los nos conceitos básicos da religião à qual tais instituições pertencem.

A Evangelização Espírita Infanto-juvenil é a transmissão do conhecimento espírita e da moral cristã, de forma clara, e até divertida para crianças e jovens de diferentes idades.
A Evangelização não se preocupa apenas em passar os conhecimentos, mas também em formar moralmente a criança e o jovem, afinal, esta é uma fase de boa absorção de ensinamentos, é nessa fase que se forma conceitos, opiniões, e o ensino moral nessa época é muito importante para a formação do caráter de uma boa pessoa.   A Evangelização promove a integração entre crianças e jovens, com Deus e consigo mesmo. Proporciona o estudo que já citamos e também a melhoria da percepção, a consciência, a comunicação, a participação em atividades de vários tipos, e possibilita a transformação da criança e do jovem para melhor.
Do ponto de vista espírita, a educação não começa no berço nem termina no tumulo, mas antecede o nascimento e sucede à morte do corpo físico.
É por isso que a educação no espiritismo transpõe limites e amplia os horizontes, atendendo aos mais nobres interesses e reveste de um ideal capaz de impulsionar o verdadeiro progresso e ampliar os caminhos.
Inútil improvisar escoras regenerativas para obrigar o endireitamento de árvores que envelheceram tortas. As escoras só asseguram o crescimento correto das plantas novas, evitando que seus caules se desviem do rumo certo.

É preciso cuidemos, portanto, da criança e do jovem, plantas em processo de crescimento, ainda amoldáveis e direcionáveis para o bem maior. (Campo Fértil, Leopoldo Machado)
Como os Espíritos situam, no conjunto das atividades da Instituição Espírita, a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?

(...) A tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem.

O Centro Espírita; consciente de sua missão deve envidar todos os esforços, não só para a criação das Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil como para o seu pleno funcionamento, considerando a sua importância em termos de formação moral das novas gerações e de preparação de futuros obreiros da Casa e do Movimento Espírita.
           
Um programa é desenvolvido ao longo do Curso de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil que vai dos 3 aos 21 anos, quando as crianças e os jovens têm oportunidade de, através de métodos adequados, realizar um estudo básico da Doutrina Espírita (...).
O ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais trabalhamos em nossas aulas.
Esses conhecimentos são levados aos alunos através de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões.


Referências

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro. 60. Ed. Rio de Janeiro, FEB, 1984. Questão 625, p. 308.

A Evangelização da infância e juventude na opinião dos Espíritos. FEB.

O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Criança e do Jovem. Ed. FEB, 1987. Rio de Janeiro, p. 38.


Obs.: A evangelização espírita geralmente se dá dos 3 aos 12 anos, e a mocidade dos 13 aos 21, variando de centro para centro. Alguns centros espíritas permitem a entrada dos jovens nos cursos do estudo sistematizado (ESDE) a partir dos 18 anos, nada impede que o jovem continue na mocidade, talvez até mesmo como monitor, após o termino de seu ciclo de estudos. (Nota da edição do Blog)

Qualquer duvida quanto a Evangelização ou algum outro assunto, mande-nos um email:
bloggotasdeluz@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário