*Não poderíamos "inaugurar" essa página com pessoa diferente.
Francisco Cândido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo, modesta cidade de Minas Gerais, em 2 de abril de 1910. Filho de João Cândido Xavier e Maria João de Deus que desencarnou quando Chico tinha apenas 5 anos.
Todo mundo (agora com o filme, muita gente que não sabia ta sabendo) conhece a história da madrinha do Chico, com quem ele foi morar e que o maltratava certo?
Bom, mesmo assim, vamos relembrar um pouco. O pai do Chico “distribuiu” os filhos nas casas de vários parentes depois que a dona Maria João faleceu, porque ele não podia cuidar sozinho dos filhos. E o Chico ficou com a madrinha, foi maltratado, judiado, mas sempre contou com a ajuda espiritual de sua mãe. Sim, Chico já via a mãe desde menino, conversava com ela, e recebia orientações suas.
O trabalho sempre esteve muito presente em sua vida, já que teve que começar a trabalhar cedo para auxiliar nas despesas domésticas. Trabalho em uma fabrica de tecelagem, foi caixeiro de armazém e modesto funcionário público.
Em 7 de maio de 1927, aos 17 anos, Chico participou de sua primeira reunião doutrinária e recebeu as primeiras paginas mediúnicas. Viu pela primeira vez seu inseparável mentor espiritual, Emmanuel aos 21 anos.
Emmanuel, no inicio da mediunidade de Chico, deu-lhe duas orientações básicas para o trabalho que deveria desempenhar.
A primeira:
- “Está você realmente disposto a trabalhar na mediunidade com Jesus?
- Sim, se os bons espíritos não me abandonarem... respondeu o médium.
- Não será você desamparado. – Disse-lhe Emmanuel – Mas para isso é preciso que você trabalhe, estude e se esforce no bem.
- E o senhor acha que estou em condições de aceitar o compromisso? – Tornou o Chico.
- Perfeitamente, desde que você procure respeitar os três pontos básicos para o serviço...
Por que o protetor se calasse o rapaz perguntou:
- Qual é o primeiro?
A resposta veio firme:
- DISCIPLINA
- E o segundo?
- DISCIPLINA
- E o terceiro?
- DISCIPLINA”
A segunda orientação de Emmanuel para o médium é assim relembrada:
- “Lembro-me de que num dos primeiros contatos comigo, ele me preveniu que pretendia trabalhar ao meu lado, por tempo longo, mas que eu deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec e, disse mais, que, se um dia, ele, Emmanuel, algo me aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e de Kardec, que eu devia permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo”.
Chico Xavier teve seu primeiro livro publicado pela FEB em 1932, o famoso “Parnaso de Além Túmulo”. De moral ilibada, realmente humilde e simples, Chico Xavier jamais recebeu vantagens de qualquer espécie, da mediunidade.
Em seu primeiro encontro com Emmanuel, ele não apenas enfatizou muito a disciplina. Depois das instruções Emmanuel teria dito a Chico:
- “Temos algo a realizar. Trinta livros para começar”.
Chico Xavier e Emmanuel atingiram a marca dos trinta livros em 1947, 15 anos após publicar o primeiro livro.
A estes 30 sucederam-se muitos livros de natureza belíssima, encantadora e iluminadora. Romances como a série romana de Emmanuel (Há 2000 anos; 50 anos depois; Ave Cristo e Paulo e Estevão), a série de André Luiz, reveladora, doutrinária e científica, e muito outros livros.
Hoje, existem mais de 400 livros psicografados pelas mãos iluminadas de Chico Xavier. Vários foram traduzidos e publicados em diversas línguas.
O dom mediúnico mais conhecido de Francisco Xavier é o psicográfico. Não é, todavia, o único. O médium exercia constantemente outras mediunidades, tais como: Psicofonia, vidência, audiência, receitista e outras.
Sua vida, verdadeiramente apostolar, dedicou aos sofredores e necessitados, provindos de longínquos lugares, e também aos afazeres medianeiros, pelos quais nunca aceitou qualquer espécie de pagamento. Os direitos autorais ele os cedeu graciosamente a várias editoras e casas espíritas, desde o primeiro livro.
Chico Xavier sempre expressou a vontade de desencarnar em um dia que o Brasil inteiro estivesse feliz. Aconteceu dia 30 de Junho de 2002, data da conquista do pentacampeonato, pela seleção brasileira masculina de futebol!
Nenhum comentário:
Postar um comentário