terça-feira, 29 de março de 2011

Cap. 1 - Eu não vim destruir a lei

As três revelações: Moisés; Cristo; o Espiritismo – Aliança da Ciência e da Religião – Instruções dos Espíritos: A era nova.

Neste capítulo, o evangelho nos trás um panorama das três revelações: Moisés, Cristo e o Espiritismo. As duas primeiras foram individuais, ocorreram em apenas um local e se expandiram pelos quatro cantos da Terra, a terceira não veio através de um único individuo, e sim de vários médiuns que recebiam mensagens dos espíritos, revelando assim a possibilidade de comunicação entre eles.

MOISÉS

Moisés libertou os escravos no Egito e recebeu os dez mandamentos no Monte Sinai.
I – Eu sou o senhor seu Deus, que vos tirei do Egito, da casa de servidão. Não tereis outros Deuses estrangeiros diante de mim. Não fareis imagem talhada, nem nenhuma figura de tudo o que está no alto no céu e em baixo na Terra, nem de tudo o que está nas águas sob a Terra. Não os adoreis, nem lhes rendereis culto soberano.
II – Não tomeis em vão o nome do Senhor vosso Deus.
III – Lembrai-vos de santificar o dia de Sábado.
IV – Honrai o vosso pai e a vossa mãe, a fim de viver longo tempo na Terra, que o senhor vosso Deus vos dará.
V – Não matareis.
VI – Não cometereis adultério.
VII – Não furtareis.
VIII - Não prestareis falso testemunho contra o vosso próximo.
IX – Não desejareis a mulher do vosso próximo.
X – Não desejareis a casa do vosso próximo, nem seu servidor, nem sua serva, nem seu asno, nem nenhuma de todas as coisas que lhe pertencem.

Esta lei é de todos os tempos, e sobrevive a tudo, ela nunca muda, pois é a lei de Deus que é Imutável. A esta lei estão subordinadas todas as pessoas, ricas ou pobres, empregados e patrões, brancos, negros, amarelos, enfim, não importa a etnia, nem o credo, nem o sexo; esta é a lei de Deus, e esta lei é para todos.

CRISTO

Jesus não veio destruir a lei de Deus, mas sim fazer com que ela fosse realmente entendida e praticada. O povo ainda vivia como as tradições da lei de Moisés: Olho por olho, dente por dente; e esta lei foi modificada completamente por Jesus.
Quando ELE veio, trouxe a paz, o amor, a caridade, a bondade, enfim, todos os sentimentos nos quais a lei de Moisés não tinha lugar. O povo ainda tinha a ideia de um Deus mal, vingativo, que fazia arrancar a mão daquele que havia roubado, que apedrejava que fosse contra sua lei e sua vontade, mas Jesus veio acabar com essa visão errada de Deus, e mostrar um Deus que é todo amor, todo bondade, todo misericórdia e doçura.
Jesus resumiu toda a lei de Deus em uma frase: “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo. Esta é a lei e os profetas.”
O que o Cristo quis dizer com isso?
Ora, se analisarmos os dez mandamentos recebidos por Moisés teremos uma extensão da frase do Cristo. Se cumprirmos os mandamentos, ou seja, não matar, não roubar, não desejar o que é do próximo, honrar pai e mãe; não estaremos amando o próximo? E há como amar a Deus sem amar o próximo? Afinal Deus está presente também em nosso irmão.
Se amarmos a Deus e não amamos o nosso próximo, então é como se amassemos Deus pela metade. Se Deus é amor, é caridade, é perdão, é misericórdia, então devemos ser/ter tudo isso pelo nosso próximo. Foi isso que Jesus nos ensinou quando veio a Terra. Ele nos ensinou a lei de amor, a mais forte e mais poderosa lei que poderia existir sobre a face da Terra, uma lei que faz tremer até mesmo as mais fortes colunas do mais suntuoso palácio, pois, essa lei está livre de alterações, de voltas, de emendas; essa é lei é única, e como já dissemos, todos os homens estão subordinados a ela.

O ESPIRITISMO

O Espiritismo é a nova ciência, que veio revelar aos homens, com provas irrecusáveis a existência e a natureza do mundo espiritual, a possibilidade de comunicação entre os dois mundos e a relação incontestável de um com o outro.
Ora, o mundo dos espíritos não está totalmente alheio ao mundo material, e o mundo material está incontestavelmente ligado ao mundo espiritual, afinal, é grande a nossa ligação, mesmo que para alguns seja imperceptível.
Assim como a lei de Deus não era corretamente cumprida quando Jesus veio, os ensinamentos de Jesus foram falsamente interpretados ao longo do tempo. Da mesma forma que Jesus disse que não veio destruir a lei o Espiritismo diz: “Não vim destruir a lei cristã, mas sim cumpri-la”.
Ora, se a lei cristã estava sendo mal interpretada, algo teria que trazer a humanidade de volta ao caminho certo, redirecionando para o rumo que o Cristo indicou, sem desvios, sem brechas, para que a humanidade pudesse enfim, cumprir corretamente os ensinamentos de Jesus, através dos preceitos já ditos de amor, caridade, abnegação; traçando assim o caminho certo para a evolução espiritual, e revelando aquilo que a humanidade não estava pronta para saber há dois mil anos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Objetivos do Blog

Querido irmãos e irmãs do ideal espírita e/ou que desejam conhecer um pouco mais sobre essa doutrina de luz, sejam bem vindos.
Hoje iniciamos mais um trabalho em prol da divulgação da Doutrina Espírita pelos quatro cantos do país.
Hoje mais uma semente está sendo plantada nesse campo de redenção em que, esperamos, a colheita seja farta.
Divulgar a doutrina espírita, esta é a missão desse blog. Esclarecer almas, confortar corações aflitos, em busca de consolo, de um afago, de um carinho.
Doutrina Espírita é doutrina de fé, de amor e de luz, que trás em seus ensinamentos a pureza, a simplicidade e a importância dos ensinos de Jesus.
Esperamos que nosso trabalho não seja em vão. Que aqui você possa encontrar um pouco das respostas que procura, através das mensagens publicadas. Que possa conhecer e entender um pouco mais sobre esta doutrina que tanto amamos. E que se habilite a estudar conosco as obras aqui propostas, para o nosso esclarecimento e aperfeiçoamento na moral cristã à luz do espiritismo.

Sintam-se em casa!

Blog Gotas de Luz